Perguntas e Respostas
A solicitação de financiamento está sendo realizada por meio do site da
AFEAM https://www.afeam.am.gov.br.
Para mais informações: 0800 286 3066 ou clique aqui.
Serão necessários todos os documentos originais pessoais, e da empresa, se for o caso, conforme Relação de Documentos disponível no site da AFEAM https://www.afeam.am.gov.br.
Pode ser financiado pela AFEAM, desde que desenvolvendo uma atividade produtiva, dos setores primário, secundário e terciário: o Autônomo, o Produtor Rural, o Profissional Liberal, o Micro Empreendedor Individual, a Micro e Pequena Empresa.
O Programa +Crédito Amazonas é um programa de financiamento, lançado pelo Governo do Estado, para atender aos pequenos empreendedores, em condições especiais, com financiamentos no valor até R$ 100 mil;
De acordo com a categoria do cliente existem limites de financiamento que não precisam apresentar garantia, poderá ser exigido aval de terceiros, sob análise, caso seja necessário.
a) são impedidos de operar com a AFEAM: os empregados (e cônjuges) da AFEAM, do IDAM, do SEBRAE, da SEPROR; os funcionários públicos (por desvio de função e conflito de interesses – lei do servidor público);
b) não poderá ser financiada a pessoa com restrições cadastrais (internas – na AFEAM) e externas, enquanto perdurar a pendência;
c) as pessoas impedidas, pelo Banco Central do Brasil, de operar com o Sistema Financeiro Nacional;
d) também não poderá obter financiamento junto a AFEAM terceira pessoa não interessada no negócio (ou vinculada ao empreendimento).
A AFEAM não financia atividades como: bares; distribuidoras de bebidas alcoólicas; bilharito; máquinas de jogos eletrônicos; lan house; cyber café; comércio de armas; aquisição de terrenos ou unidades já construídas ou em construção ou reforma de casas; móveis e utensílios domésticos; máquinas, veículos de passeio e equipamentos usados com expectativa de vida útil não superior a 5 anos ou 5.000 horas; tributos federais, estaduais e municipais; empreendimentos/projetos que não absorvam os aspectos relativos a preservação ambiental, ou que estejam em desacordo com o plano estadual de desenvolvimento do setor rural.
A relação completa de atividades não financiáveis consta no link a seguir:
Sim, desde que já tenha quitado pelo menos 80% do financiamento em aberto. Novo valor de liberação estará condicionado à análise de crédito.
Caso financiamento anterior ainda esteja ativo e tenha sido solicitada comprovação de aplicação do recurso, só será possível dar entrada na proposta após a apresentação dos documentos comprobatórios (notas fiscais e recibos).
Caso não disponha do boleto, ou tenha passado do tempo limite para pagamento, a pessoa tem a opção de tirar a segunda via (2ª Via de Boleto), diretamente no site da AFEAM https://www.afeam.am.gov.br/ e também pode solicitar para a Gerência de Cobrança e Renegociação por meio dos WhatsApp: (92) 3655-3061.
Sim. Entre em contato com a AFEAM pelo WhatsApp (92) 3655-3061 ou 3655-3037 e solicite a renegociação.
É possível ter acesso ao “Extrato Simplificado” (Extrato Simplificado) de seu financiamento diretamente no site da AFEAM https://www.afeam.am.gov.br/.
Deve entrar em contato com a Gerência de Cobrança e Renegociação, por meio dos Whatsapp: (92) 3655-3061. Se residir nos Municípios Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Rio Preto da Eva e Tefé, deve procurar o Posto de Atendimento da AFEAM.
Nos municípios onde não há Posto de Atendimento da AFEAM, os clientes com financiamento rural em atraso, também podem procurar as unidades do IDAM de seu município para solicitar informações.