Perguntas e Respostas - AFEAM - AFEAM

Acesso à Informação

Perguntas e Respostas

1. COMO É REALIZADO O ATENDIMENTO DA AFEAM?

A solicitação de financiamento está sendo realizada por meio do site da

AFEAM  https://www.afeam.am.gov.br.

Para mais informações: 0800 286 3066 ou clique aqui.

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2. QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SER FINANCIADO?

Serão necessários todos os documentos originais pessoais, e da empresa, se for o caso, conforme Relação de Documentos disponível no site da AFEAM https://www.afeam.am.gov.br.

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3. QUEM PODE SER FINANCIADO PELA AFEAM?

Pode ser financiado pela AFEAM, desde que desenvolvendo uma atividade produtiva, dos setores primário, secundário e terciário: o Autônomo, o Produtor Rural, o Profissional Liberal, o Micro Empreendedor Individual, a Micro e Pequena Empresa.

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4. O QUE É E COMO POSSO SER FINANCIADO PELO PROGRAMA +CRÉDITO AMAZONAS?

O Programa +Crédito Amazonas é um programa de financiamento, lançado pelo Governo do Estado, para atender aos pequenos empreendedores, em condições especiais, com financiamentos no valor até R$ 100 mil;

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5. QUAL A GARANTIA EXIGIDA PELA AFEAM PARA SE OBTER O FINANCIAMENTO?

De acordo com a categoria do cliente existem limites de financiamento que não precisam apresentar garantia, poderá ser exigido aval de terceiros, sob análise, caso seja necessário.

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6. QUEM NÃO PODE SER FINANCIADO PELA AFEAM?

a) são impedidos de operar com a AFEAM: os empregados (e cônjuges) da AFEAM, do IDAM, do SEBRAE, da SEPROR; os funcionários públicos (por desvio de função e conflito de interesses – lei do servidor público);
b) não poderá ser financiada a pessoa com restrições cadastrais (internas – na AFEAM) e externas, enquanto perdurar a pendência;
c) as pessoas impedidas, pelo Banco Central do Brasil, de operar com o Sistema Financeiro Nacional;
d) também não poderá obter financiamento junto a AFEAM terceira pessoa não interessada no negócio (ou vinculada ao empreendimento).

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7. O QUE NÃO PODE SER FINANCIADO PELA AFEAM?

A AFEAM não financia atividades como: bares; distribuidoras de bebidas alcoólicas; bilharito; máquinas de jogos eletrônicos; lan house; cyber café; comércio de armas; aquisição de terrenos ou unidades já construídas ou em construção ou reforma de casas; móveis e utensílios domésticos; máquinas, veículos de passeio e equipamentos usados com expectativa de vida útil não superior a 5 anos ou 5.000 horas; tributos federais, estaduais e municipais; empreendimentos/projetos que não absorvam os aspectos relativos a preservação ambiental, ou que estejam em desacordo com o plano estadual de desenvolvimento do setor rural.

A relação completa de atividades não financiáveis consta no link a seguir:

Atividades não financiadas

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8. JÁ TENHO UM FINANCIAMENTO NA AFEAM. POSSO FAZER OUTRO ANTES DE QUITAR O ATUAL?

Sim, desde que já tenha quitado pelo menos 50% do financiamento em aberto, exceto se você for Cliente especial da AFEAM. Novo valor de liberação estará condicionado à análise de crédito.

Caso financiamento anterior ainda esteja ativo e tenha sido solicitada comprovação de aplicação do recurso, só será possível dar entrada na proposta após a apresentação dos documentos comprobatórios (notas fiscais e recibos).

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9. PERDI MEU CARNÊ DE PAGAMENTO. COMO PROCEDER PARA QUITAR A PARCELA, OU RETIRAR UMA SEGUNDA VIA DE BOLETO?

Caso não disponha do boleto, ou tenha passado do tempo limite para pagamento, a pessoa tem a opção de tirar a segunda via (2ª Via de Boleto), diretamente no site da AFEAM  https://www.afeam.am.gov.br/ e também pode solicitar para a Gerência de Cobrança e Renegociação por meio dos WhatsApp: (92) 3655-3061.

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10. ESTOU EM ATRASO COM MEU FINANCIAMENTO. NESTE CASO, POSSO RENEGOCIAR MINHA DÍVIDA?

Sim. Entre em contato com a AFEAM pelo WhatsApp (92) 3655-3061 ou 3655-3037 e solicite a renegociação.

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11. COMO POSSO TER ACESSO AO EXTRATO DE MEU FINANCIAMENTO?

É possível ter acesso ao “Extrato Simplificado” (Extrato Simplificado) de seu financiamento diretamente no site da AFEAM https://www.afeam.am.gov.br/.

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12. A PARCELA DO MEU FINANCIAMENTO ESTÁ COM ATRASO DE MAIS DE 90 DIAS E O BANCO SE RECUSOU A RECEBER, O QUE DEVO FAZER?

Deve entrar em contato com a Gerência de Cobrança e Renegociação, por meio dos Whatsapp: (92) 3655-3061. Se residir nos Municípios Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Rio Preto da Eva e Tefé, deve procurar o Posto de Atendimento da AFEAM.

Nos municípios onde não há Posto de Atendimento da AFEAM, os clientes com financiamento rural em atraso, também podem procurar as unidades do IDAM de seu município para solicitar informações.

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FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ACESSO À INFORMAÇÃO