Afeam retoma Ações Itinerantes de Crédito com capacitação obrigatória

MANAUS – Seguindo o calendário agrícola estadual, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) retoma, no início de março, as primeiras atividades para a concessão de crédito direcionadas ao interior do Amazonas. Trata-se das Ações Itinerantes de Crédito (AICs), realizadas pelos técnicos da Agência com a participação de seus parceiros técnicos, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Amazonas (Sebrae/AM). Para este ano, a Afeam disponibilizou aproximadamente R$ 30 milhões, por meio do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FMPES).

As Ações terão início da região da Calha do Juruá, localizada no sudoeste do Amazonas, onde todos os seus sete municípios e suas comunidades serão atendidos.

O diretor presidente da Afeam, Pedro Falabella, divulgou uma das novidades das Ações Itinerantes de Crédito para este ano, em relação à capacitação obrigatória dos clientes. “A partir de agora as atividades no interior contarão com capacitação obrigatória, em parceria com Sebrae e Idam, para os clientes que pretendem solicitar financiamento. Antes de realizarmos a liberação dos recursos, vamos fazer palestras, onde tanto os produtores rurais quanto os micro e pequenos empresários receberão orientações de como aplicar os recursos”.

A dotação de recursos por município será a mesma utilizada em 2008, sendo que as localidades que mostraram melhor desempenho e capacidade operacional terão um acréscimo no valor total do crédito. A partir de 2010, a sistemática do ranking de inadimplência será retomada para avaliar o volume de recursos que serão aplicados em cada cidade. Estes recursos serão proporcionalmente inversos ao numero de inadimplência, ou seja, maior será o valor de recursos oferecidos pela agência.

“A disputa pela redução do nível de inadimplência entre os municípios vai abrigar o poder público local a atuar com maior envolvimento quanto ao bom andamento das atividades econômicos das cidades, que poderão ser penalizados com a diminuição dos recursos caso cresça o nível de devedores em atraso”, disse Falabella.

Até o mês de setembro, quando a agência completará 10 anos de funcionamento, espera-se alcançar a meta de 100 mil financiamentos realizados. “Por determinação do governador Eduardo Braga, vamos visitar todos os 62 municípios do Amazonas, para acompanhar os trabalhos e orientar nossos clientes sobre a importância que esses financiamentos representam para a atividade econômica do estado, não apenas como financiamentos, mas mostrar a eles a oportunidade de crescer e de mudar de vida”, destacou.