Afeam fortalece Política de Responsabilidade Socioambiental

O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A (Afeam), reafirma o compromisso com a atuação responsável, cooperativa e sustentável de negócios e com o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões atendidas pela Agência, a partir da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), elaborada em conformidade com a Resolução do Banco Central (BC) nº 4.327.

De acordo com as instruções do BC, a PRSA deve conter princípios e diretrizes que norteiam as ações de natureza socioambiental nos negócios e na relação com as partes interessadas. Neste caso, a Afeam estende a Política aos clientes empreendedores financiados. Na prática, o sistema de gerenciamento de risco socioambiental da Afeam é totalmente integrado às fases do processo de crédito: atendimento, visita técnica, análise, contratação e acompanhamento.

O cliente e sua atividade econômica financiada devem obedecer critérios, portanto são submetidos aos procedimentos de lista de exclusão, ou seja, atividades econômicas não financiadas, categorização do risco socioambiental, onde o técnico identifica o nível de risco como pequeno, médio ou grande, conforme estabelece a Lei Estadual nº 3.785/2012.

Quando são identificados problemas, o cliente é orientado a solucioná-los e pode contar com as linhas de financiamentos com ênfase socioambiental com menores impactos ambientais. Essas diretrizes demonstram o empenho da instituição em contribuir com a sociedade, por meio de práticas que diminuam os impactos ambientais, garantindo a qualidade, transparência e eficácia da gestão da instituição na relação com seu público interno e externo.

Mudanças positivas – Segundo o presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro, esse conjunto de ações facilita a análise das operações de crédito dos clientes e seus potenciais impactos negativos no meio ambiente e na sociedade. “Os clientes também podem oferecer riscos que, potencialmente, podem afetar a instituição, as pessoas e o meio ambiente. Quando damos atenção a eles, podemos influenciar mudanças positivas na sociedade”, disse Marcos.

O diretor-presidente explica também que, por financiar diversos elos, a Afeam tem avaliado cada vez mais maneiras de como a Agência pode estar alinhada a essas políticas essenciais, como, por exemplo, a questão de reduzir o trabalho forçado, prática de trabalho infantojuvenil, crime ambiental baseado nos princípios de respeito aos direitos humanos e combate a todas as formas de opressão.