Afeam cria linhas de crédito específicas para indígenas

A linha de crédito que está sendo elaborada pelos técnicos da Agência terá valores especiais e adequados às necessidades das etnias indígenas do estado.

Durante reunião realizada na segunda quinzena de março, na sede da Agência de Fomento do Estado do Amazonas, Afeam, as lideranças das etnias Mura, Kokama e Sateré-Mawé, entraram em acordo com o presidente da Agência, Pedro Falabella, sobre linhas de crédito específicas que atenderão às tribos indígenas que moram no entorno de Manaus.

“Nós estamos estudando a criação de novas linhas de crédito, avaliando a forma mais adequada para atendê-los, criando prazos de carência, capital de giro e juros apropriados à realidade dos índios”, explicou Falabella.

Segundo a Gerência de Cadastro, Análise e Contratação da Afeam, Gecat, a primeira linha de crédito, a Amazonas Indígena Profissional Autônomo, refere-se aos profissionais autônomos indígenas que precisam de recursos para fomentar suas atividades, como o artesanato, por exemplo. Esta linha de crédito específica tem uma taxa de juros de 7% ao ano, além do bônus de adimplência de 25% sobre os juros, até a data de vencimento. Os indígenas interessados neste tipo de financiamento devem se dirigir à Fundação Estadual dos Povos Indígenas, Fepi, onde os projetos serão avaliados e devidamente encaminhados para a Afeam.

Os povos indígenas podem contar, ainda, com uma outra linha de crédito, denominada Amazonas Indígena Rural, destinada aos índios que possuam atividade econômica voltada para o primeiro setor. Esta linha de financiamento possui taxas de juros de 6% ao mês, também com bônus de adimplência de 25% sobre os juros, até a data de vencimento.

Para a aquisição do financiamento referente ao setor primário, os interessados deverão procurar a Fepi, para que seus projetos sejam avaliados e direcionados ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas, Idam, que encaminhará os projetos para a Afeam. A partir do mês de abril, essas linhas de crédito específicas já estarão disponíveis na Agência.