AFEAM Anistia setor primário em 2009

Como vem sendo amplamente acompanhado pelas autoridades governamentais e divulgado na imprensa local e nacional, o ano de 2009 foi marcado por uma enchente que se igualou ao nível da maior cheia registrada na região desde 1953. Em decorrência deste evento, o Estado contabilizou prejuízos sociais incalculáveis. 

Visando amenizar a situação dos agricultores e de seus familiares atingidos pelas enchentes, o Governo do Estado do Amazonas, através da Afeam, divulga as medidas emergenciais adotadas para todos os financiamentos concedidos com recursos do Fundo de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do estado do Amazonas – FMPES que pratiquem agricultura familiar.

Diante desse cenário atual a Agencia de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM, na qualidade de gestora do fundo, FMPES, não poderia ficar inerte aos problemas vivenciados pela classe produtora rural do Estado, razão pela qual apresenta o plano de Anistia de Dividas a todos os beneficiários que sofreram e sofrem prejuízos com a enchente de 2009.

Segundo o Presidente da Afeam, Pedro Falabella, independente da situação que o estado vivencia neste momento, o FMPES, através do seu Comitê de Administração, tem sido ativo no que diz respeito às situações adversas que o setor primário tem sofrido, e o Governo do Estado não tem medido esforços para a recuperação das atividades no interior do estado.

“Temos testemunhado um esforço empreendido pelo Governador do Estado em carregar recursos do Governo Federal, com resultado positivo, e do trabalho interno desenvolvido pelas equipes de várias secretárias em um plano de trabalho de ajuda aos ribeirinhos que sofreram com a enchente”. Afirma Falabella.

Considerando somente as operações do setor agrícola, financiadas nas áreas de várzea, o efeito imediato da anistia total alcançará 3.052 operações no valor de R$ 8.790.329,70.
Segundo o Presidente da Afeam, Pedro Falabella, essa previsão é especificamente para o setor agrícola, e particularmente nas áreas de várzea, os demais beneficiados serão enquadrados de acordo com os critérios estabelecidos, e também de acordo com a demanda, nesses casos os atingidos deverão entrar em contato com a Afeam, através do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas).