Governo do Amazonas lança portal para renegociar débitos de mais de 80 mil empreendedores junto à Afeam

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), lançou, nesta segunda-feira (03/01), o Portal de Negociação, ferramenta que oferece uma série de vantagens, como flexibilização de pagamento e condições diferenciadas para mais de 80 mil clientes. Intuitiva, a página surge como alternativa para a quitação de débitos em aberto sem a necessidade de deslocamento.

Para acessar o portal, basta visitar o site oficial da Afeam, no link www.afeam.am.gov.br, e clicar no banner “Renegociação Online”. Após preencher os dados solicitados, o cliente irá visualizar o saldo dos débitos e simular as condições de pagamento disponíveis, como parcelamento de até 60 vezes, além de poder consultar extratos e emitir boletos.

“É uma comodidade, uma segurança dentro dessa nossa plataforma chamada ‘Portal Cliente’. É mais um serviço que está sendo agregado a essa disponibilidade de serviços digitais, de modernização, que o Governo do Estado vem implementando em todas as secretarias. É uma determinação do governador Wilson Lima essa inovação tecnológica nos órgãos e a Afeam não podia ficar para trás”, afirmou Marcos Vinicius Castro, diretor-presidente da Afeam.

De acordo com ele, a novidade reforça a parceria entre o Governo do Amazonas e o empreendedor do estado. “Nós estamos deixando, lá [no portal], prazos. É interativo e intuitivo, você simula e vê o que cabe no seu bolso, no seu fluxo de caixa, o que se pode pagar para que você não incorra em débitos com a Agência e não ‘suje’ seu nome”, completou.

A plataforma de negociação pode ser acessada por todos os clientes que tenham operações com saldo devedor de até R$ 21 mil, do setor da indústria, comércio e serviços. Os clientes do setor rural devem buscar informações no próprio município sobre a quitação de débitos junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), parceiro técnico na Afeam.

Comodidade – Segundo a gerente de Cobrança, Simone Amorim, a proposta da nova ferramenta é tornar o processo de negociação mais acessível aos clientes, seja pelas condições oferecidas ou pela facilidade digital, garantindo segurança e comodidade. “Eles têm a oportunidade de iniciar o ano ficando em dia e podendo, até mesmo, tirar um novo crédito, financiamento, e ‘limpar’ o nome, que é muito importante”, acrescentou a gerente de Cobrança.

Digital – A plataforma está integrada ao processo de transformação digital da Afeam, engajada, também, na digitalização do seu atendimento. Hoje, o atendimento via WhatsApp e Portal do Cliente já é uma realidade. Os clientes podem utilizar esses canais para cadastro, solicitar crédito ou consultar tutoriais de acesso ao crédito. Além de pagamentos, é possível acessar todos os serviços utilizando o aplicativo da Agência. Somente em 2021, foram registradas mais de 4 milhões de interações.

“Com a pandemia, foi um aprendizado para todos nós. O nosso time, aqui, desenvolveu o primeiro aplicativo da Agência, e nós conseguimos agregar isso. Foi tudo interativo, através de consultas nas nossas redes sociais, capturando essa necessidade dos nossos clientes, e tem, sim, uma aceitação muito grande. Essa plataforma foi muito bacana, e conseguimos pontuar esses pontos mais críticos, deixando essa funcionalidade disponível aos nossos clientes, tanto na capital quanto no interior”, concluiu Marcos Vinicius Castro.