XIII Encontro do FMPES discute atividades para 2009

MANAUS – Com a finalidade de estruturar as atividades operacionais do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento do Estado do Amazonas, FMPES, a Diretoria da Agência de Fomento do Estado, Afeam, promove nos dias 18 e 19 de novembro, o XIII Encontro Técnico dos Agentes do FMPES. O evento reunirá as instituições que fazem parte do Comitê de Administração do Fundo e os parceiros técnicos, como o Idam, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, SDS, a Agência de Desenvolvimento Sustentável, ADS, a Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura, Sepa, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae/AM.

Segundo o secretário executivo do FMPES, uma das atividades que serão retomadas a partir de 2009, são as palestras para os produtores rurais, antes da obtenção do crédito junto a Afeam.

“Vamos retomar várias atividades ligadas as Ações Itinerantes de Crédito, onde, com o apoio do Sebrae e do Idam, iremos proferir palestras para orientar nossos futuros clientes, quanto à aplicação dos recursos do Fundo, obtidos através da Afeam”, explicou Antônio Carlos Teixeira da Cruz, Ouvidor da Afeam e Secretário Executivo do FMPES.

O Diretor-Presidente da Afeam, Pedro Falabella, na qualidade de presidente do Comitê de Administração do FMPES, explicou a importância da reunião, para as atividades econômicas desenvolvidas no interior do estado.

“A orientação do governador é que a prioridade nas aplicações dos recursos do FMPES seja a vocação de cada um dos 61 municípios; por isso esse encontro tem uma importância muito grande para as atividades do setor primário, desenvolvidas no interior do Amazonas. A partir desta reunião que realizamos todos os anos, é que definimos o calendário de atividades para o ano seguinte, respeitando sempre as atividades prioritárias do setor primário”, explicou Falabella.

Segundo o presidente da Afeam, o evento servirá como base para as novas diretrizes adotadas pela Agência na aplicação dos recursos do FMPES, que tem como principal objetivo, contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do homem do interior, incentivando suas atividades por meio das Ações Itinerantes de Crédito, realizadas durante todo o ano pelos técnicos da Afeam.

Nelson Rocha, diretor-superintendente do Sebrae/AM; Pedro Falabella, diretor-presidente da Afeam e Edson Barcelos, diretor-presidente do Idam; durante abertura do Encontro. Foto: Ascom/Afeam.

Histórico FMPES
O Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento do Estado do Amazonas, FMPES, foi criado pela Lei Estadual nº 1.939, no dia 23 de dezembro de 1989, com decreto regulamentador datado do dia 23 de fevereiro de 1990. Em 1991, tiveram início suas atividades operacionais, sempre administradas pelo extinto Banco do Estado do Amazonas, o BEA.

A partir de 1995, com a expansão das atividades do Fundo no Amazonas, houve a necessidade da criação do Planejamento anual e um ordenamento das atividades dos agentes técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Idam, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, Sebrae/AM.

A partir dessa necessidade, foi elaborado um planejamento específico para o FMPES, e para que houvesse um único entendimento da importância do Fundo para o Amazonas, foi criado o Iº Encontro Técnico dos Agentes do FMPES, no ano de 1995.

Por meio do Decreto nº 17.243, o Governo do Estado deu competência ao BEA (e hoje, a Afeam também possui essa competência), de conveniar com qualquer instituição que atue como agente técnico, para que o Fundo cumpra com o seu maior objetivo que é possibilitar a geração de emprego e renda no interior, sem abrir mão de orientar da forma correta, a aquisição do crédito adequado para cada uma das atividades nos 61 municípios do interior do Amazonas.