Perguntas Frequentes

Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade

[accordion title=”1. COMO É REALIZADO O ATENDIMENTO DA AFEAM? “]

Resposta:

a) em Manaus, é realizado na sede da AFEAM, localizada na Av. Constantino Nery, 5733, Flores, no horário de 8h às 14h, sob forma de agendamento eletrônico no site (AGENDAMENTO ELETRÔNICO), para financiamentos de até R$ 20 mil.
b) nos demais municípios, o atendimento é realizado nas Ações Itinerantes de Crédito, conforme calendário  previamente definido e disponibilizado ao IDAM do município.
c) para projetos com valor maior, a pessoa deve dirigir-se ao balcão de atendimento para tomar informações;
d) também poderá obter informação sobre o atendimento por meio do tel. 0800 286 3066.

[/accordion] [accordion title=”2. QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SER FINANCIADO?  “]

Resposta: Para início de relacionamento, deve agendar a palestra (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica), para financiamentos de até R$ 20mil . Para projetos com valor maior, a pessoa deve dirigir-se ao balcão de atendimento para tomar informações;
A partir da palestra, para fazer o cadastro, serão necessários todos os documentos (originais ou cópias autenticadas) pessoais, e da empresa, se for o caso, conforme chek list disponível no site da AFEAM www.afeam.am.gov.br no menu Linhas de Financiamento.

[/accordion] [accordion title=”3. QUEM PODE SER FINANCIADO PELA AFEAM?”]

Resposta: Pode ser financiado pela AFEAM, desde que desenvolvendo uma atividade produtiva, dos setores primário, secundário e terciário:  o Autônomo, o Produtor Rural, o Profissional Liberal, o Micro Empreendedor Individual, a Micro e Pequena Empresa.

[/accordion] [accordion title=”4. O QUE É E COMO POSSO SER FINANCIADO PELO MICROCRÉDITO DA AFEAM ?”]

Resposta:

a) O microcrédito da Afeam é um programa de financiamento, lançado pelo Governo do Estado, para atender aos pequenos empreendedores, em condições especiais e sob orientação técnica, com valor máximo de R$ 20 mil ;
b) para obter o financiamento, primeiramente, a pessoa deve agendar sua participação na palestra orientativa da AFEAM (AGENDAMENTO ELETRÔNICO). Após participar da palestra, deve participar de uma oficina do SEBRAE e, em seguida (com o certificado e a documentação requerida em mãos), deve efetuar o agendamento para o cadastramento, no mesmo canal do agendamento da palestra (AGENDAMENTO ELETRÔNICO).

[/accordion] [accordion title=”5. QUAL A GARANTIA EXIGIDA PELA AFEAM PARA SE OBTER O FINANCIAMENTO?”]

Resposta: A garantia depende do tipo de financiamento. No caso de financiamento de máquinas e equipamentos, os próprios itens financiados poderão ser objetos da garantia. Caso não haja garantia real, poderá ser exigido aval de terceiros, sob análise, caso a caso.

[/accordion] [accordion title=”6. QUEM NÃO PODE SER FINANCIADO PELA AFEAM?”]

Resposta:

a) são impedidos de operar com a AFEAM: os empregados (e cônjuges) da AFEAM, do IDAM, do SEBRAE, da SEPROR; os funcionários públicos (por desvio de função e conflito de interesses – lei do servidor público);
b) não poderá ser financiada a pessoa com restrições cadastrais (internas – na AFEAM) e externas, enquanto perdurar a pendência;
c) as pessoas impedidas, pelo Banco Central do Brasil, de operar com o Sistema Financeiro Nacional;
d) também não poderá obter financiamento junto a AFEAM terceira pessoa não interessada no negócio (ou vinculada ao empreendimento).

[/accordion] [accordion title=”7. O QUE NÃO PODE SER FINANCIADO PELA AFEAM?”]

Resposta: A AFEAM não financia atividades como: bares; distribuidoras de bebidas alcoólicas; bilharito; máquinas de jogos eletrônicos; lan house; cyber café; comércio de armas; representantes comerciais; aquisição de terrenos ou unidades já construídas ou em construção ou reforma de casas; móveis e utensílios domésticos; máquinas, veículos de passeio e equipamentos usados com expectativa de vida útil não superior a 5 anos ou 5.000 horas; tributos federais, estaduais e municipais; empreendimentos/projetos que não absorvam os aspectos relativos a preservação ambiental, ou que estejam em desacordo com o plano estadual de desenvolvimento do setor rural.

[/accordion] [accordion title=”8. JÁ TENHO UM FINANCIAMENTO NA AFEAM. POSSO FAZER OUTRO ANTES DE QUITAR O ATUAL?”]

Resposta: Um novo financiamento pode ser pleiteado, desde que já tenha sido pago com regularidade, pelo menos, 80% do anterior, e ainda mediante comprovação da real necessidade de investimento e da capacidade de pagamento do empreendimento, sob análise técnica da AFEAM.

[/accordion] [accordion title=”9. PERDI MEU CARNÊ DE PAGAMENTO. COMO PROCEDER PARA QUITAR A PARCELA, OU RETIRAR UMA SEGUNDA VIA DE BOLETO?”]

Resposta: Caso não disponha do boleto, ou tenha passado do tempo limite para pagamento, a pessoa tem a opção de tirar a segunda via (2ª Via de Boleto), diretamente no site da AFEAM www.afeam.am.gov.br, e também pode solicitar para a Gerência de Cobrança e Renegociação, por meio dos telefones: (92) 3655-3047 / 3038 /3039 / 3098, que tem a opção de enviar outra via do boleto por e-mail.

[/accordion] [accordion title=”10. ESTOU EM ATRASO COM MEU FINANCIAMENTO. NESTE CASO, POSSO RENEGOCIAR MINHA DÍVIDA?”]

Resposta: Sim. Para tanto, deve comparecer ao Balcão de Atendimento na sede da AFEAM, ou nos Postos de Atendimentos da AFEAM nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Rio Preto da Eva e Tefé, ou ainda solicitar informações a Gerência de Cobrança e Renegociação por meio dos telefones: (92) 3655-3047 / 3038 / 3039 / 3098, ou pelo e-mail: sac_ouvidoria@afeam.org.br. Nos municípios onde não há Posto de Atendimento da AFEAM, os clientes com financiamento rural em atraso, também podem procurar as unidades do IDAM de seu município para solicitar informações.

[/accordion] [accordion title=”11. COMO POSSO TER ACESSO AO EXTRATO DE MEU FINANCIAMENTO?”]

Resposta: É possível ter acesso ao “Extrato Simplificado” (Extrato Simplificado)de seu financiamento, diretamente no site da AFEAM www.afeam.am.gov.br.

[/accordion] [accordion title=”12. A PARCELA DO MEU FINANCIAMENTO ESTÁ COM ATRASO DE MAIS DE 90 DIAS E O BANCO SE RECUSOU A RECEBER, O QUE DEVO FAZER?”]

Resposta: Deve entrar em contato com a Gerência de Cobrança e Renegociação, por meio dos telefones: (92) 3655 3047 / 3038 / 3039 / 3098. Se residir nos Municípios Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Rio Preto da Eva e Tefé, deve procurar o Posto de Atendimento da AFEAM. Nos municípios onde não há Posto de Atendimento da AFEAM, os clientes com financiamento rural em atraso, também podem procurar as unidades do IDAM de seu município para solicitar informações..

[/accordion] [accordion title=”FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ACESSO À INFORMAÇÃO”]

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

[/accordion]