Técnicos da AFEAM participam de curso de capacitação para o Setor Primário

 

Nos dias 7, 8 e 9 de abril a equipe técnica da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), participaram do Curso “Sistemas de Produção de Culturas de Importância Social e Econômica para o Estado do Amazonas”, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A atividade foi realizada no Campo Experimental do Caldeirão da EMBRAPA, em Iranduba (distante a 27 km de Manaus), Rio Preto da Eva e Manaus.

O objetivo do curso foi capacitar os agentes de crédito e de assistência técnica quanto às novas técnicas e tecnologias no setor primário, com foco nos sistemas de produção conciliados à sustentabilidade, gestão da propriedade, coeficientes técnicos e sistemas de custos.

A expectativa da socialização do conhecimento é aumentar a produtividade do setor, evitando a expansão das fronteiras agrícolas, assim como melhor planejamento do financiamento agropecuário.

A atividade foi realizada por meio de aulas teóricas e práticas visando o aperfeiçoamento de conhecimentos dos profissionais de fomento. Segundo a coordenação do evento, os cursos de capacitação serão realizados ao longo do ano.

A Diretoria da Afeam destaca que, a agência está sempre atenta às necessidades e mudanças que ocorrem no setor o primário, principalmente com relação ao crédito, buscando sempre incentivar a capacitação do seu quadro técnico por meio de parcerias e intercâmbio com órgãos da área. A parceria com a Embrapa e IDAM será importantíssima para a difusão das técnicas atualizadas da área rural e uniformização do conhecimento e procedimentos técnicos entre os órgãos, visando a otimização do processo de crédito.

O curso faz parte do Plano Diretor de treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos aprovado para o período 2015/2018, direcionado a todo corpo funcional da Afeam.