Reunião aproxima empresários

MANAUS – Com o objetivo de aproximar os empresários que fazem parte do I Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas (Dimpe) Ozias Monteiro, a diretoria da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), realizou, na última semana de janeiro, no auditório da Agência, a primeira reunião com os empresários que compõem o I Dimpe. A reunião contou com a presença de Aluízio Barbosa, presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), bem como 20 dos 24 empresários instalados no Distrito. Durante o evento, a equipe da Afeam pôde explicar todas as linhas de crédito disponíveis, e os empresários conheceram qual linha se encaixa melhor em cada uma das atividades desenvolvidas.

O diretor superintende do Sebrae/AM, Nelson Rocha, participou ativamente da reunião e juntamente com seus técnicos, orientaram os empresários do Dimpe, no que diz respeito à Gestão de Negócios.

“Nós, do Sebrae Amazonas, temos todo o interesse em auxiliar todos os empresários, em especial os que estão instalados no Dimpe, pois eles possuem toda a estrutura necessária oferecida pelo Governo do Estado para prosseguirem com seus empreendimentos”, afirmo Rocha. Ele lembrou ainda, que o Sebrae já faz uso do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como garantia junto a alguns financiamentos adquiridos na Afeam.

Durante a reunião, foi sugerido pelo Sebrae/AM que os 24 empresários instalados no Dimpe façam uma espécie de Sociedade de Garantia de Crédito, como forma de projeto a médio e longo prazo, que serviria como suporte aos empresários que futuramente precisarem de garantia para a aquisição de outros financiamentos; além do que, eles teriam todo o suporte técnico para o planejamento e gestão de negócios.

Sobre o I Dimpe
Concebido pelo Governo do Estado, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), em parceria com uma rede de órgãos ligados ao setor, o novo distrito exigiu o investimento de R$ 14 milhões e surge com a missão de aumentar a competitividade das empresas do setor, agregando maior oferta de emprego e renda na capital do Amazonas. O Dimpe funcionará nos moldes de um condomínio empresarial com lotes urbanizados, dotados de infra-estrutura completa que inclui central de secagem, unidade de tratamento de resíduos e líquidos, rede de esgoto, sistema de abastecimento de água, terraplenagem, drenagem pluvial e guarita. Trata-se de um complexo industrial com 12 blocos e 24 unidades fabris de 2.500m².

Pensado como uma solução para oferecer infra-estrutura de apoio para facilitar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o Dimpe torna mais acessível às oportunidades de negócios, mercado, crédito, legislação ambiental e pesquisas técnicas, aos empresários que se estabelecerem no complexo. O empreendimento representa um avanço significativo no desenvolvimento do setor de micro e pequenas empresas, porque abre aos empreendedores perspectivas de capacitação de mão-de-obra, oferta e qualidade de matéria-prima e inovação em design. O foco do Dimpe, nesta primeira etapa, está centrado em projetos que incentivem o desenvolvimento ou o aprimoramento de tecnologias inovadoras nas áreas de madeira-móveis, fitofármaco e fitocosméticos.