Programa de Custeio Emergencial Pecuário 2009

 

Programa de Custeio Emergencial Pecuário 2009

Sensível à situação enfrentada pelos pecuaristas tanto durante a cheia quanto agora no período da vazante, o Governo do Estado por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas-Afeam, criou alternativas capazes de evitar a perda de parte dos rebanhos bovinos e bubalinos do Amazonas e consequentemente a escassez dos produtos de origem bovina no mercado interno, principalmente em Manaus.
Baseada nesse pressuposto e nos problemas enfrentados pelos pecuaristas, a Afeam apresentou para a imprensa local no dia 26 de agosto um programa de custeio, destinado aos pequenos e médios pecuaristas dos municípios de Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara,Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba.
Trata-se do Programa de Custeio Emergencial Pecuário de 2009, que utilizará recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas – FMPES. O principal objetivo do programa é custear a aquisição de insumos (alimentos concentrados, complexo vitamínico, medicamentos e sais minerais) que são usados na alimentação dos animais, mediante a subvenção de parte desses recursos.
Como principal modificação em relação as operação de custeios tradicionais, o programa tem a preceita subvenção econômica de 50% (cinqüenta por cento) sobre o saldo devedor do financiamento, tornando-se assim viável ao público alvo.
O Orçamento do programa é de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). A liberação dos recursos se dará diretamente ao fornecedor, conforme cronograma elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam.
 “Estamos criando alternativas, por meio da AFEAM, para evitar a perda de parte dos rebanhos bovinos e bubalinos do Amazonas e, consequentemente, a escassez dos produtos de origem bovina no mercado interno, principalmente em Manaus”, disse o governador.

Os beneficiários

Os beneficiários devem residir na propriedade rural ou na comunidade rural a ela pertencente há, pelo menos, 02(dois) anos, com a devida comprovação do Idam, e que no mínimo 80% de sua manutenção e de sua família seja proveniente da renda de suas atividades agropecuárias.
Os pecuaristas devem utilizar mão-de-obra familiar para execução do projeto, podendo eventualmente contratar mão de obra complementar. O valor de custeio pecuário emergencial dependerá do número de animais a alimentar no período de setembro a dezembro de 2009 e da capacidade de pagamento do proponente ao crédito, até o limite de R$ 10.000,00.
Segundo o Presidente da Afeam, Pedro Falabella, a Agência espera que este programa atinja seus objetivos e reduza a perda do rebanho no Estado.