Manaus recebe a primeira reunião preparatória da SBPC 2009

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi fundada em 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro, motivado pela chegada de grandes cientistas europeus, trazidos ao país para implementarem as universidades brasileiras.A SBPC é uma entidade que reúne diferentes sociedades científicas brasileiras e tem importante papel na valorização da ciência e dos cientistas brasileiros, exigindo dos diferentes governos investimento na ciência e cultura nacional.

Desde 1949 a SBPC realiza Reuniões Anuais com a presença de mais de dez mil cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, em diferentes partes do Brasil. Mesmo com as dimensões continentais brasileiras, anualmente participantes de todo o país, e muitos estrangeiros, se deslocam para participar da principal reunião científica brasileira.
Este o ano a 61º reunião aconteceu em Manaus entre os dias 12 e 17 de julho no Campus da Universidade Federal do Amazonas abordando como tema central Amazônia, Ciência e Cultura. Além do programa cientifico realizado pela SBPC, outras atividades paralelas ocorreram como Exposição de Tecnologia e Ciência, Feira de Livro, Premio José Reis, SBPC jovem entre outros. A realização da Reunião Anual da SBPC no Estado consolidará uma política que articula a ciência e a tecnologia, buscando criar condições para um desenvolvimento amazônico sustentável.
     A Agência de Fomento do Estado do Amazonas participou da feira com um stand no Pavilhão de Exposição Científica, Tecnológica e cultural do Estado do Amazonas.  A Agência apresentou programas de interesse institucional e social, através de profissionais qualificados para atender as demandas do público participante do evento.
    “A Afeam não poderia deixar de participar de um evento tão importante para o Amazonas e de relevância internacional. Nós só vamos avançar, se tivermos conhecimentos científicos que possam ser transformados em inovação para gerar emprego e renda para a nossa população”. Afirmou Falabella.
Na oportunidade, um grupo de 44 funcionários visitou o evento e mostrou total interesse em esta conhecendo as inovações da ciência e da tecnológica. Segundo o Presidente, a visita dos funcionários foi de extrema importância, tendo em vista que o principal objetivo de nossa equipe é de contribuir com o crescimento do empreendedor da Amazônia e também integrá-lo com as inovações que acontecem no restante do país.