Lar das Marias continuará recebendo apoio da Afeam

MANAUS – O Lar das Marias, casa de apoio às mulheres que fazem tratamento contra câncer em Manaus, continuará recebendo o apoio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). As doações feitas pela Agência iniciaram em 2008 e serão mantidas durante todo o ano de 2009.

As Mulheres que fazem tratamento contra câncer em Manaus, e não possuem parentes e condições mínimas de sobreviver na cidade, têm na casa de apoio Lar das Marias, uma referência de bem-estar e de um ombro amigo, podendo contar com o apoio de mais de 30 voluntários, até o final de seus tratamentos. Hoje, a casa atende a sete mulheres, todas vindas do interior do estado e de municípios de estados vizinhos ao Amazonas. No total, são 14 pessoas que moram na instituição, pois todas as pacientes só são cadastradas e passam a residir, se levarem consigo um acompanhante.

As despesas do Lar da Marias somam, em média, R$ 6 mil por mês; o torna a manutenção da casa um desafio para todos os voluntários, que não se casam de dedicar uma parte do seu dia a fazer o bem a essas mulheres tão fragilizadas pela doença.

Como forma de apoio a essas mulheres que sofrem com diversos tipos de câncer, a Afeam iniciou no ano passado, o envio de recursos, como forma de auxílio na manutenção da casa. Segundo Antônio Carlos Teixeira da Cruz, Ouvidor da Afeam – e um vencedor da doença -, esse apoio é de suma importância para a manutenção do Lar. “Tenho a felicidade de saber que a Afeam ajuda na manutenção do Lar das Marias. Essas mulheres que sofrem com essa doença, precisam de todo o apoio para poder vencê-la, assim como eu venci”, destacou o Ouvidor.

Como funciona
O Lar das Marias atende a todos as pacientes vindas do interior do Amazonas, bem como de outros estados, que buscam tratamento no Centro de Oncologia do Amazonas (Cecon), referência na região norte, no tratamento da doença.

O corpo de assistentes sociais do Cecon faz entrevistas, acompanha o caso de cada um dessas pacientes, e seleciona as que mais precisam de apoio dos voluntários do Lar das Marias.

A partir daí, elas e seus acompanhantes são cadastrados e encaminhados até a casa, localizada no bairro Dom Pedro I, o mesmo onde fica o hospital Fundação Cecon, que trata especificadamente pacientes com câncer. Esta proximidade facilita a locomoção dos pacientes.

Hoje mais de 30 voluntários se revezam na administração da casa, onde casa um deles possui uma função específica para se dedicarem a essas mulheres que sofrem de câncer. Apesar de ter apenas 14 pessoas residindo na casa, a capacidade é de 30 usuários, incluindo acompanhantes.