Governo vende pirarucu mais barato

MANAUS –  O Governo do Amazonas realizou, no dia 25 de novembro, no estacionamento da Agência de fomento do Estado (Afeam), uma ação de apoio à comercialização do pirarucu (peixe típico da região amazônica) oriundo da Colônia de Pescadores Maraã, vinculado a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá.

Segundo o chefe do Departamento de Pescado da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Rigoberto Pontes, 17 toneladas do peixe já foram comercializadas na Feira do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva) e durante a Expoagro 2008. A idéia é tornar a ação itinerante.

Na ocasião foram comercializados, no caminhão frigorífico, 20 toneladas do pescado com um preço inferior ao de mercado. Mais de 300 pessoas, entre funcionários e o público em geral, tiveram acesso ao peixe, que começou a ser vendido na Agência a partir das 14 horas.

Segundo o diretor-executivo da Afeam, Fernando Alberto de Lima e Silva, “essa ação do Governo do Estado, além de garantir o acesso ao pescado mais barato para a população em geral, incentivando os pescadores da RDS de Mamirauá”, que atuam de forma sustentável na criação do pirarucu.

Aproximadamente 20 toneladas de peixe foram disponibilizados à população, sendo quase toda a carga comercializada. Foto: Ascom/Afeam.