Governo do Estado disponibiliza linha de crédito para Pessoa com Deficiência

Buscando fortalecer a inclusão social para pessoas com deficiência, o Governo do Estado por meio da Agência de Fomento do Estado (Afeam) lança na próxima segunda-feira (27/06), a linha de financiamento “Mais Crédito Inclusão”, direcionada para Responsável Legal de Pessoas com Deficiência – PcD ou Pessoas com Deficiência autônomos que desenvolvem atividades produtivas sem ter vínculo empregatício. Os proponentes serão atendidos inicialmente pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC, parceira da Afeam neste projeto.

O financiamento é permitido para aquisição de máquinas e equipamentos, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva e ainda financiar as principais despesas/custos operacionais necessários para a implantação do negócio.

De acordo com o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro, o “Mais Crédito Inclusão” é um estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, permitindo maior inclusão social para pessoas com deficiência (PcD) e/ou famílias que possuem deficientes físicos e mentais/intelectuais.

“Entendemos o desafio da inclusão nas mais diversas esferas sociais, nesse sentido, por orientação do Governador Wilson Lima, disponibilizamos recursos para atender famílias que possuem filhos ou dependentes com deficiência, normalmente um membro acaba se dedicando exclusivamente para acompanhar a PcD, o que dificulta a permanência em um trabalho formal e isso se agrava e acaba comprometendo a renda de famílias em vulnerabilidade social, portanto empreender é um excelente caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência”, disse.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente em Manaus, existem mais de 1,4 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência, dos quais, aproximadamente 10% fazem parte da População Economicamente Ativa (PEA), com idade entre 20 a 49 anos. Esses indicadores apontam a importância de criar oportunidades para que essas pessoas vivam com dignidade, gerando ocupação e renda.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, reforça que a linha de crédito para Pessoas com Deficiência é uma determinação do Governo do Estado e visa melhorar a qualidade de vida não só do público PcD, mas dos familiares também.

“O Mais Crédito Inclusão veio para favorecer os responsáveis legais das pessoas com deficiência, assim como também os PcDs autônomos que desenvolvem atividades produtivas sem ter vínculo empregatício. Esse é mais um projeto de inclusão social determinado pelo governador Wilson Lima em favor do público PcD do estado e que também incentiva a economia ”, disse o gestor.

Como contratar o Crédito – A concessão do financiamento será feita inicialmente pela Secretaria de Estado de  Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC, por meio dos telefones (92) 98463-5963 / (92) 98484-1909 ou presencialmente na Secretaria Executiva de Pessoa com Deficiência (SePcD), localizada na rua Salvador, nº 456, Adrianópolis. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento inicia na próxima terça-feira (28).

Lançamento – O evento de lançamento ocorrerá na próxima segunda-feira (27), às 16h, no PAC Studio 5 , localizado na Av. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial I, Manaus. ( Durante a inauguração do PAC)