Governo do Amazonas dá posse a 18 aprovados no concurso público da Afeam

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), deu posse a 18 aprovados no concurso público do órgão. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (16/03), na Sede do Governo, localizada no bairro compensa, na zona Oeste de Manaus.

O certame foi realizado em 2022, e teve mais de 4.800 inscritos para os cargos de nível superior nas especialidades de Agronomia, Administração, Contabilidade, Economia, Direito, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI, incluindo vagas para pessoas com deficiência.

Representando o governador Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Sousa destacou a celeridade do processo do concurso, que cumpre a proposta de fortalecer o trabalho da Afeam no estado.

“Essa é uma promessa do governador Wilson Lima de fortalecer a Afeam. O concurso não acontecia há mais de 13 anos e foi realizado em 2022, tendo um processo muito acelerado. Desde o início do concurso até à nomeação foi um pouco mais de seis meses. Isso fortalece a instituição e esse sistema de apoio aos empreendedores. A Afeam tem muito a contribuir nesse momento em que precisamos de outras cadeias produtivas a serem desenvolvidas”, destacou Tadeu de Sousa.

O diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, enfatizou o compromisso do governador Wilson Lima com a realização do concurso, tendo em vista o andamento das operações de crédito e demais trabalhos junto aos empreendedores do Amazonas.

“O governador (Wilson Lima) deu toda essa oportunidade de realizar esse concurso. Foi uma promessa de 2022, e estamos cumprindo, e chamando esses colegas e novos colaboradores que são 70% desses concursados, que vão se juntar à equipe para fazer mais entregas de serviços financeiros para todos os empreendedores do nosso estado”, enfatizou Castro.

Superação 

O primeiro colocado na classificação geral do concurso, Victor Lima, representou todos os concursados na solenidade e destacou a satisfação de pertencer ao quadro da instituição. “A Afeam é uma instituição muito querida no Estado, e poder fazer parte dessa equipe agora é uma alegria muito grande. A trajetória foi árdua e de muitos anos de preparação, além da graduação a gente tem de se esforçar muito, e essa aprovação é o resultado de todo um esforço em conjunto que muitas vezes nem é visto porque a gente fica ali estudando”, declarou.

Quem também expressou gratidão por fazer parte do órgão em sua nova trajetória profissional, foi Laura Lys, que foi aprovada na área do Direito. “Foi uma trajetória muito difícil com as abdicações, e é uma satisfação imensa fazer parte dessa instituição e contribuir com o quadro de pessoal e, principalmente, com a sociedade amazonense”, afirmou.

Etapa de treinamento 

Após a posse, durante dois dias, os servidores efetivados participarão de um programa de integração e treinamentos, antes de assumirem os respectivos cargos, com o objetivo de conhecer o funcionamento do órgão, equipe gerencial, diretoria e ainda metas e diretrizes de trabalho para este ano. As vagas para o cadastro reserva são para oportunidades que possam surgir e que não forem preenchidas durante o prazo de validade do certame, de acordo com o Edital nº 1/2022, de 30.6.2022.

O último concurso da Afeam foi realizado em 2009. A agência foi criada em 1999 e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do estado do Amazonas, por meio de financiamento às atividades produtivas, proporcionando a geração de ocupação e renda. A Afeam é uma empresa pública, classificada como instituição financeira não bancária, subordinada à fiscalização e supervisão do banco central do brasil e organizada sob forma de sociedade anônima, de capital fechado.

FOTOS: Roberto Carlos / Secom