Expoagro 2008 rende R$ 24 mi em volume de negócios

MANAUS – A 35ª edição da Feira de Produtos Agropecuários do Estado do Amazonas (Expoagro), encerrada no terceiro domingo de novembro (16), teve volume de negócios em torno de R$ 24 milhões, com 450 mil visitantes e geração de 3,5 mil empregos diretos e indiretos. O balanço foi apresentado na semana seguinte ao término do evento, pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), organizadora da Feira.

Desde 2003, o número de pessoas que visitam o evento realizado anualmente no Parque Angelino Beviláqua, na Avenida Torquato Tapajós, Zona Norte de Manaus (AM), quase dobrou, consolidando a Feira como um dos maiores expoentes da produção agropecuária do Amazonas. O resultado financeiro representa quase o triplo do volume registrado há cinco anos. E nesta edição, foram expostos 1.539 animais.

Além das apresentações de animais e dos leilões de ovinos e caprinos, a Expoagro teve como destaque os cursos e palestras com ênfase na transferência de tecnologia em sua programação. O destaque foi o curso de retirada de espinha de peixe, que teve todas as vagas preenchidas.

Aliada às atividades já tradicionais como palestras, competições de animais, concursos, vaquejadas, rodeios e seminários voltados para produtores rurais e profissionais do setor agrícola, durante a Expoagro foram realizados vários eventos paralelos. Entre eles ocorreu a 1ª Feira de Arte e Cultura Indígena, promovido pela União dos Povos Indígenas de Manaus (Upim), que contou com cinco expositores. Eles apresentaram artesanato, culinária e atividades culturais tradicionais.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), participou da Feira com estande duplo, localizado no centro do Parque Angelino Beviláqua. Na primeira parte do espaço destinado a Afeam, estavam alguns clientes da Agência que trabalham com produtos regionais, onde puderam comercializar livremente seus produtos. Já a segunda etapa do estande era composta por técnicos da Afeam, que atenderam as pessoas interessadas em contratar financiamentos junto a Agência de Fomento.
Na opinião do presidente da Afeam, Pedro Falabella, “a Expoagro deste ano serviu como uma grande vitrine dos mais diversos produtos e serviços existentes no Amazonas, mostrando o enorme potencial dos empreendedores do estado”.

Dentro do parque de exposições também funcionou a Feira de Produtos Regionais da Agricultura Familiar. Foram 14 tendas com 28 produtores da Zona Rural de Manaus que tiveram oportunidade de comercializar suas mercadorias diretamente para os consumidores.

Óleos essenciais e alguns produtos do artesanato local
também fizeram parte da Expoagro 2008. Foto: Ascom/Afeam

Expoagro em números
R$ 15 milhões: em ações de crédito rural da Afeam, Banco da Amazônia e Banco do Brasil. 2,5 mil: animais, entre exposição e comercialização. 3,5 mil: empregos gerados.450 mil – visitantes em 8 dias de evento. 120: expositores, dos setores de agronegócios, alimentação, pecuária e entidades governamentais.