Comitê de Administração do FMPES reúne-se no interior do Amazonas

CAREIRO CASTANHO (AM) – Por deliberação feita durante a 66ª Reunião Ordinária do Comitê de Administração do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FMPES), determinou-se que a próxima Reunião Ordinária (67ª), seria realizada no município de Careiro Castanho, por ocasião da IV Exposição Agropecuária do Careiro Castanho.

O principal objetivo desta reunião era aproximar os Comitentes do Fundo da realidade dos municípios que recebem os financiamentos através do FMPES e da população em geral, que reside no interior do Amazonas, e que por muitas vezes não tem apoio nenhum. Além da pauta regimental, foram tratados assuntos específicos, que possibilitam o acesso ao crédito de forma desburocratizada, para proporcionar o maior desenvolvimento da região, com destaque para a pecuária, produtos regionais e agricultura familiar.

Durante a reunião, foram aprovadas as demonstrações contábeis do Fundo, referentes ao primeiro semestre de 2008, bem como o Relatório de Desempenho das Atividades Operacionais, do mesmo período, e apoio à realização de Feiras e Exposições Agropecuárias, no interior do estado.

O que é FMPES e como funciona?
Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento do Estado do Amazonas, FMPES, financia inversões fixas relativas à implantação, ampliação e/ou modernização de empresas, capital de giro (até R$ 5 mil para microempresas, e até R$ 10 mil para pequenas empresas), capital de giro associado ao investimento fixo, inversões na incorporação e criação de tecnologia e inversões em desenvolvimento de métodos de assistência tecnológica, gerencial e administrativa visando o aumento da eficiência gerencial.

Os beneficiados são micro e pequenas empresas dos segmentos industrial, comercial e prestação de serviços. O limite de crédito varia de R$ 200 a R$ 25 mil, com prazo de financiamentos de até 60 meses, já inclusos a carência de até 12 meses. Os juros são de 7 a 10% ao ano, com bônus de adimplência de 25% sobre os encargos. Também são contemplados autônomos de baixa renda e profissionais liberais, na modalidade Cartão Afeam.

O FMPES financia o setor primário para investimentos agropecuários fixos e semifixos e custeio agrícola e/ou pecuário, com as mesmas condições e prazos de financiamento de até 144 meses, já incluso a carência de até 72 meses.