Agências de Fomento – Desenvolvimento e apoio ao empreendedorismo.

 

Agências de Fomento – Desenvolvimento e apoio ao empreendedorismo
 

 

Por: Liana Martins

Manaus – A Resolução 2.828 do Banco Central dispõe sobre a Constituição e o funcionamento das agências de fomento, que são instituições importantes no financiamento das atividades produtivas do país.

 As agências de fomento têm status de instituição financeira, porém não podem captar recursos junto ao público, recorrer ao redesconto, ter conta de reserva no Banco Central, contratar depósitos interfinanceiros na qualidade de depositante ou de depositária e nem ter participação societária em outras instituições financeiras. Ou seja, não são bancos, mas têm uma relevante importância na função de ofertar crédito para o segmento empresarial.

 Os estados que possuem agência de fomento são Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

 Para exemplificar a atuação das agências de fomento, podemos citar a Nossa AFEAM, cuja prioridade é o apoio financeiro às iniciativas que estimulam o desenvolvimento dos setores produtivos da economia amazonense.

 No Estado do Amazonas a Agência de Fomento – AFEAM foi criada por meio de lei estadual Nº 2.505 de 12 de novembro de 1998, iniciando suas atividades em 2 de setembro de 1999, com a missão de concorrer para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do povo amazonense. Após treze anos de atuação a AFEAM surpreende através de resultados que impulsionam as atividades produtivas do estado.

 A instituição dispõe de recursos próprios, advindos do capital social integralizado, sendo gestora dos recursos Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas, FMPES; a Agência também atua como Agente Financeiro do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas, FTI; e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico, BNDES.

 Desde a sua criação, até o balanço do primeiro trimestre deste ano, foram contratadas cerca de 117 mil operações de crédito, com o aporte de recursos na ordem de R$ 893 milhões, nos três setores da economia, com a expectativa de haver gerado e/ou mantido mais de 335 mil empregos.
 

 A forte atuação da Agência nos 61 municípios do Interior do Estado, através das Ações Itinerantes de Crédito deu a AFEAM o status de um dos principais instrumentos de políticas publicas do Estado para a solução de variadas demandas da sociedade que vão além do crédito.  A instituição, através da inserção de recursos em projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, dinamiza o setor produtivo local ampliando as possibilidades de realização de negócios sustentáveis.

 Todo esse desenvolvimento e conquistas só poderiam ser sustentados por uma equipe competente com excelência técnica e muito profissionalismo. A AFEAM é feita de muito mais que resoluções, programas e projetos – é constituída por pessoas.
Para melhor entendimento dessa trajetória de sucesso, o Técnico de Fomento João Bosco de Correa Rubim concede ao Informativo AFEAM uma entrevista exclusiva onde expõe suas experiências durante os 21 anos de atuação na área.
   

Entrevista
João Bosco de Correa Rubim
Técnico de Fomento

1- A AFEAM atua nos 61 municípios do Amazonas.  As dificuldades geográficas são barreiras para levar o crédito à população que vive nas localidades mais remotas do nosso estado?

No inicio das nossas atividades as dificuldades eram muitas, como: distancias geográficas, transporte, alimentação, hospedagem, doenças e muita carência de conhecimento gerencial por parte do empreendedor. Assim sendo, o financiamento concedido pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas é mais que um crédito é um processo de doutrinação feito por seus técnicos e parceiro. Atendemos o município de Guajará que é o mais distante 1.476 km em linha reta da Capital Manaus, com o mesmo otimismo e dedicação que atendemos Iranduba a 27 km de nossa capital. A AFEAM foi a 1ª instituição financeira à chegar nas localidades mais remotas do nosso Estado, e conceder financiamento através do programa Amazonas Indígena nas localidades de: Yuarete, Içana, Paricachoeira, Cucui, Maturacá e Taracuá. Atendemos 19 etnias, contratamos 196 operações no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Atualmente as distâncias e localidades mais remotas de nosso estado não são mais consideradas desafios e sim a nossa especialidade. 

2- Quanto tempo em média um técnico permanece longe da sua base de trabalho?

Para atender os três setores da economia, setor primário, setor secundário e setor terciário a permanência da equipe no interior é cerca de 15 dias, portanto, um técnico permanece longe da sua base de trabalho e familiar 6 meses por ano.

3- Durante todo o ano, quantos profissionais em média são envolvidos nas Ações de Crédito?

A GECAT-INTERIOR possui 18 funcionários envolvidos no processo, mas viajam somente 16 técnicos.

4- Qual o principal fator motivacional para você continuar atuando nessa função?

Como técnico fundador da AFEAM, existe a motivação profissional maior que é contribuir com a missão da instituição: “Concorrer para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Amazonas, através de ações de apoio técnico e creditício que propicie a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida do povo amazonense”.
Os programas desenvolvidos por essa Agência, para os produtores rurais, autônomos e microempresas, são os melhores que conheço. Todos possuem normas e procedimentos diferenciados. O sucesso empresarial dos nossos clientes é a nossa realização profissional.

5- Quanto tempo você atua no interior do Estado? Durante esses anos, há alguma história que marcou a sua visita aos municípios? Conte-nos uma curiosidade.

Tenho 21 anos como técnico de fomento, 9 anos trabalhando pelo extinto Banco do Estado do Amazonas-BEA e 12 anos pela AFEAM. Foram muitas viagens e muitas histórias, algumas tensas e outras hilárias, como esta que vou citar: Estávamos entrevistando os proponentes ao financiamento em um determinado município, quando o nosso técnico informou ao entrevistado que o mesmo tinha feito duas operações conosco. De imediato, foi retrucado pelo cliente: “meu senhor, do meu conhecimento eu fiz apenas uma operação de hérnia” e mostrou a cicatriz na barriga.

6- Para você qual a importância da AFEAM para a população que vive distante da capital?

Oportunizar o crédito através de financiamentos à todos os setores da economia, com prazos compatíveis com a obtenção de receita da atividade, juros subsidiados, alavancar pequenos negócios, tirar o empreendedor da informalidade.