Agência investe em treinamento contínuo de funcionários

MANAUS – Cursos de aperfeiçoamento das práticas profissionais são muito utilizados no ambiente coorporativo. Este investimento motiva o funcionário e estabelece novas metas a serem alcançadas, a partir dos caminhos que se abrem com a experiência adquirida.

Há dois tipos básicos de empresas, quanto aos investimentos no corpo funcional. Primeiro existe aquela que só inscreve os colaboradores nos cursos sem qualquer ônus para os cofres da organização. Na outra extremidade está a empresa preocupada com o bem-estar do profissional de seus funcionários e investe, periodicamente, em treinamentos. Esta preocupação em qualificar o empregado é justificada pelo interesse da empresa ter sempre profissionais atualizados e capazes de desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) enquadra-se na segunda classificação citada anteriormente. Somente nos últimos cinco anos, a Instituição autorizou mais de R4 490 mil em capacitação de funcionários.

De acordo com o diretor-executivo da Afeam, Fernando Alberto de Lima e Silva, “a Diretoria da Instituição tem uma preocupação especial quanto à constante atualização de seus funcionários. Por ser a agência de fomento modelo do Brasil, tem que manter os mais altos padrões de atendimento e gestão, para receber a população cada vez melhor, e poder oferecer um serviço de qualidade”, explicou. Entre as atividades de aperfeiçoamento propostas aos colaboradores, estão aquelas promovidas por algumas secretarias ou instituições governamentais estaduais. Dentre elas, destacam-se: Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Secretaria Estadual de Administração e Gestão (Sead), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM).

Neste ano foram promovidos 56 cursos, gerando um investimento de R$ 116.561,41; com participação de aproximadamente 300 pessoas. Entretanto, 35,7% dos treinamentos não tiveram custos para a Afeam. Vale ressaltar que esta quantidade expressiva de participantes, não significa necessariamente o número de funcionários da Agência de Fomento do Estado do Amazonas, considerando que a empresa possui 160 colaboradores, entre funcionários e estagiários.

Todos as gerências da Afeam já contemplados com cursos de capacitação profissional, conta o gestor da Gerência Administrativa-Financeira (Geraf), Evandor Geber Filho. “Quase todos os funcionários de cada gerência da Afeam já fizeram algum treinamento por iniciativa da empresa. Estamos fechando o ano de 2008, certos de que 97% dos colaboradores estão de acordo com as práticas atuais dentro de sua área de atuação”, disse.

A perspectiva para 2009 quanto ao aperfeiçoamento contínuo do corpo funcional, é manter ou ultrapassar a quantidade de cursos disponibilizados para os colaboradores da Afeam.