Afeam reduz número na demanda de ouvidoria

Em 30/11/2007, a Agencia de Fomento do Estado do Amazonas S.A – AFEAM, em cumprimento a Resolução n° 3477, de 26/07/2007, disponibilizou aos seus cidadãos do Estado do Amazonas uma unidade de Ouvidoria.Que foi constituída através da Resolução da Diretoria n° 32, de 09/08/2007, que definiu seu objetivo, as suas atribuições básicas e as suas competências específicas, designando para exercício da atividade de Ouvidor Geral da Agencia, o empregado Antonio Carlos Teixeira da Cruz.
    A Unidade de Ouvidoria tem por objetivo garantir a livre expressão de todos, coordenando atividades que visem acolher opiniões, sugestões, críticas reclamação, corporificando-se um canal de comunicação entre a Afeam e seus clientes e usuários de seus produtos e serviços, atuando na solução de demandas inclusive na mediação de conflitos, observados as normas legais e regulamentares relativas aos direitos do consumidor, atuando com transparência, independência, imparcialidade e isenção.
Após a implantação, foi feito um processo de divulgação dos Serviços de Ouvidoria para toda a sociedade através das emissoras de televisão, rádios, jornais e placas espalhadas em diversos pontos da cidade.Foi realizada também uma programação de entrevistas através das rádios da capital que permitiram ao Presidente da Afeam Pedro Falabella explanar sobre a disponibilização dos serviços de ouvidoria.

A estrutura da Ouvidoria é composta por dois funcionários, sendo um atuando na recepção da demanda e outro na análise prévia dessas demandas, controle de respostas aos clientes e controle estatístico.Esses mesmos funcionários participaram de um treinamento de capacitação em Ouvidoria realizado pelo Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente – IBRC e de uma reunião na Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE.

Segundo o Agente de Fomento Carlos Augusto foi registrado no primeiro semestre de 2008  43 demandas, onde  24 foram procedentes e 19 improcedentes, dentre as 24 procedentes 15  demandas estão relacionadas a fornecedores, num percentual de 60%. E já no segundo semestre do mesmo ano foram registrada 21 demandas, onde foram 14 procedentes solucionadas e 7 foram improcedentes, dentre as 14 demandas procedentes, 5 estão relacionadas a fornecedores .O que representa uma redução de 67% nas demandas, um resultado visivelmente positivo. Um dos fatores principais para essa redução é a palestra dada