Afeam participa do Dia de Campo Desempenho Produtivo de Cultivares Regionais de Mandioca

A equipe técnica da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A (AFEAM) participou esta semana, a convite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) do Dia de Campo Desempenho Produtivo de Cultivares Regionais de Mandioca, realizado no município de Manaquiri.

O Objetivo do curso é divulgar entre os técnicos, extensionistas e agricultores o desempenho produtivo de cultivares regionais de mandioca nos municípios de Careiro e Manaquiri, submetido às tecnologias do trio da produtividade usando adubações em sistema mecanizado. A atividade foi realizada por meio de aulas teóricas e práticas visando o aperfeiçoamento de conhecimentos dos profissionais.

O evento foi promovido em parceria entre a Embrapa Amazônia Ocidental, a Secretaria do Estado da Produção Rural (SEPROR) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), com o apoio da Unidade Local do Idam e da Secretaria de Produção Rural dos Municípios do Carreiro e do Manaquiri, com o patrocínio da Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Distribuição de manivas-sementes – Um dos momentos mais esperados pelos agricultores participantes do evento foi a entrega das manivas-sementes das variedades regionais de mandioca. A distribuição dos materiais faz parte da estratégia do projeto Manareiro e poderá ajudar a alavancar a produção de mandioca e reverter o quadro atual, em que o Amazonas importa farinha e fécula de outros estados do País.