Afeam movimenta mais de R$ 2 milhões em AICs

ITACOATIARA (AM) – Dando prosseguimento ao Calendário anual das Ações Itinerantes de Crédito (AICs), a Agência de Fomento do Estado (Afeam) realizou no final do mês de agosto, duas importantes AICs, e movimentou em apenas três municípios do interior o estado mais de R$ 2 milhões. Os 510 empreendedores dos municípios destas três cidades receberam a Afeam durante os dias 25 à 28 de agosto.

Assim como já acontece desde sua criação, a Afeam cumpre um calendário das AICs, criado com base no calendário agrícola do Amazonas. As Ações de Crédito têm como principal objetivo, injetar recursos nos três setores da economia, potencializando os investimentos no interior do estado. Segundo o presidente da Afeam, Pedro Falabella “esses recursos sempre ajudam a todos os empreendedores em diversos momentos, e muitas vezes representam exatamente o que eles necessitam para dar prosseguimento ao seu empreendimento”.

A Ação Itinerante de Crédito funciona da seguinte maneira: a Afeam envia uma equipe de técnicos treinados para um determinado município, que fazem o cadastro das pessoas que precisam de crédito; depois da avaliação da real situação do candidato, aqueles que estão com todos os documentos regularizados recebem em poucos dias, o parecer quanto ao seu pedido de financiamento.

O que é Ação Itinerante de Crédito, AIC?
É a visita técnica que a Afeam faz para levar os serviços disponíveis na sede da Agência em Manaus, para todos os 61 municípios do interior do estado do Amazonas.

Todas as AIC são divulgadas no município com 80 dias de antecedência, para que as pessoas interessadas em adquirir financiamentos junto à Agência, possam verificar as condições proposta pela empresa para liberar o crédito; além disso, os cidadãos que moram longe da sede do município precisam ter conhecimento da data com antecedência, para proceder corretamente quanto a reunião dos documentos pedidos e para que se desloque de sua comunidade até o local onde será realizada a Ação Itinerante de Crédito.

A Afeam conta com o auxílio de importantes parceiros para o desenvolvimento do estado, como a Secretaria de Estado de Produção Rural, Sepror, e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Idam; bem como a prefeitura de cada cidade, para dar suporte aos trabalhos.

Itens não-financiáveis
Atualmente, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas, Afeam, não financia os seguintes itens: bares, distribuidoras de bebidas alcoólicas, bilharito, vídeo-game, lan-house, cyber café, comércio de armas, representantes comerciais e atividades de aluguel de quitinete.

Nas AICs, os financiamentos mais procurados são para o setor primário, na aquisição de máquinas e equipamento. Para este tipo de solicitação de crédito são necessários apenas alguns documentos básicos, tais como: Carteira de Identidade, CPF, certificados de cursos profissionalizantes (se houver); comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou iptu – atualizado); e três orçamentos de lojas diferentes para os equipamentos requeridos.