Afeam lança aplicativo para acelerar processo de contratação de crédito em Manaus

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) lançou um novo aplicativo móvel, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da agência, com o objetivo de atender as recomendações de melhoria dos processos de contratação de crédito na capital do Estado. O aplicativo, denominado Vistec, permite que os técnicos realizem, em média, 20 visitas no período de dois dias.

Com o novo sistema, todas as informações coletadas podem ser sincronizadas em 20 minutos, otimizando a rotina de visitas aos clientes. Anteriormente, as transcrições dos dados cadastrais, que eram realizadas manualmente mediante o preenchimento de fichas impressas, e as fotos capturadas por máquinas digitais no local da visita, demoravam, em média, um dia para serem transmitidas ao Sistema de Controle de Processos (SCP).
Além da celeridade do processo, a Gerência Tecnológica da Afeam garante total segurança no que se refere às informações pessoais dos clientes.

Eficiência – Os resultados obtidos durante o processo de implantação do Vistec provam a eficiência do programa adotado pela Afeam. Hoje, após dar início aos trâmites do processo de contratação de crédito, o cliente recebe o valor contratado em até oito dias.
Além da melhoria na rotina pós-visita, os custos operacionais foram reduzidos significantemente, pois o número de técnicos envolvidos na operação reduziu em 50%, comparado ao ano anterior. Em relação à quantidade de visitas realizadas, os resultados superam as expectativas, uma vez que o número de visitas ultrapassa a margem de 80% de crescimento, se comparado aos procedimentos operacionais adotados anteriormente.

Apostando em inovação e soluções tecnológicas, o presidente da Afeam, Pedro Falabella, afirma que este é o momento de fazer a diferença e ser mais eficiente e inovador. “Quando o assunto é inovação, a Afeam investe em novas estratégias de negócios para oferecer aos nossos clientes mais agilidade e eficiência dos nossos serviços”, enfatizou Falabella.

Investimento – O investimento inicial do projeto é de R$ 18 mil, distribuídos em treinamentos e aquisição de equipamentos eletrônicos. Atualmente, estão em funcionamento seis tablets. A Afeam prevê, ainda para este ano, um aumento na quantidade de tablets que serão alocados no setor de acompanhamento de crédito da Afeam.