Afeam investe na gestão por processos

WhatsApp Image 2019-08-01 at 16.25.41
Com uma agenda voltada para a implantação do sistema, Afeam busca experiência da Amazonprev

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) está retomando projetos importantes, dentre os quais o mapeamento dos processos integrado com gerenciamento de risco, controles internos e tecnologia da informação. Neste sentido, busca a experiência da Fundação Amazonprev, que é referência na administração pública de um sistema de gestão e qualidade dos procedimentos. Em reunião realizada no dia 29 de julho, que contou com a participação do diretor-presidente da Amazonprev, André Zogahib e equipe da Afeam, os órgãos fecharam parceria para compartilhamento de informações e procedimentos.

Para Cristina Coelho, assessora da Afeam, a Agência reconhece a importância do projeto para a melhoria, eficiência dos processos e otimização de recursos e por isto, está montando uma programação interna de cursos e treinamentos para disseminação e envolvimento de todos os colaboradores. Focado neste objetivo, na última semana, membros da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) visitaram a sede da Afeam para a realização de pesquisas e treinamentos com colaboradores, gerentes, alta administração e conselheiros da instituição.

De acordo com André Zogahib, diretor-presidente da Amazonprev, esta parceria pode servir para troca de informações e com isso, melhorar cada vez mais a atuação da administração pública estadual. “De repente, a Afeam já desenvolve algo que pode também servir de modelo para a Amazonprev. Temos uma visão global do nosso negócio, apesar de sermos administração pública, temos que dar resultado financeiro e olhar desta forma nos permite pensar em alternativas e soluções, que passam por planejamentos e processos”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, a orientação do atual Governo do Estado em reunir a expertise de cada secretaria serve para otimizar atuação da esfera governamental. “Neste momento estamos nos municiando de toda informação e capacitação e, para isto estamos contando com a colaboração da Amazonprev, para que possamos atingir a meta de estarmos com o projeto implantado até o final de 2020”, disse ele.

Sistema de Gestão da Qualidade e Gerenciamento de Risco

Considerando a definição da ISO 9001:2015, gestão de risco é um processo que visa identificar, analisar e planejar ações a fim de evitar situações indesejadas ou potencializar oportunidades. Na gestão da qualidade é discutido o “porquê” de ter acontecido algo.