Afeam há 9 anos gerando emprego e renda no Amazonas

MANAUS – A Agência de Fomento do Estado do Amazonas, Afeam, foi criada por meio de Lei Estadual nº. 2.505 de 12 de novembro de 1998, iniciando suas atividades em 2 de setembro de 1999, com a missão de concorrer para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do povo amazonense. E neste ano, completou nove anos de funcionamento com mais de 222 mil empregos gerados e/ou mantidos. Desde sua fundação, a Afeam já efetuou mais de 83 mil operações de crédito, em todo o estado do Amazonas

Para tanto, a Instituição dispõe de recursos próprios, advindos do capital social integralizado, assim como, atua como gestor dos recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas, FMPES. A Agência também trabalha como Agente Financeiro do Fundo de Fomento ao Turismo, Infra-estrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas, FTI; bem como, Agente Financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico, BNDES.

Mais de 83 mil operações de crédito
No interior do estado, o atendimento é realizado via Ação Itinerante de Crédito, AIC, quando os técnicos se deslocam para os municípios, em data planejada de acordo com o Calendário Agrícola do Estado, recebendo propostas dos setores primário, secundário e terciário.

Desde a sua criação, até o balanço de setembro de 2008, foram contratadas mais de 83 mil operações de crédito, com o aporte de recursos de aproximadamente R$ 668 milhões, nos três setores da economia, com a expectativa de haver gerado e/ou mantido mais de 222 mil empregos.

Vale ressaltar que os últimos cinco anos representam mais de 70% do total dessas operações contratadas, valores investidos e ocupações geradas e/ou mantidas.  São mais de 157 mil empregos gerados, por meio dessas ações de crédito da Instituição no governo atual.

Dentre as atividades financiadas pela Afeam, destacam-se: pesca artesanal, pecuária, agricultura familiar, confecção, mercearia, camelô, panificação, artesanato, empreendimentos do segmento de saúde, advocacia e contabilidade, além de incentivo aos recém-formados, para que iniciem seu próprio empreendimento, entre outras atividades que compõem todos os setores da economia.

A linha de crédito mais procurada na Afeam é o FMPES. O Fundo tem programas direcionados aos setores primário, secundário e terciário (rural, indústria, comércio e serviço), limite de financiamento de até 25 mil, e encargos financeiros que variam de 6 a 10% ao ano, com bônus de adimplência de 25% sobre o juro.

> Atuação da Afeam
Capital

Na capital, a Afeam atua na concessão de financiamentos, inclusive o trabalho autônomo, por meio do atendimento no balcão da Agência, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15h.

Além do processo comum de crédito, a Instituição também possui programas sociais ligados ao empreendedorismo, como o Reintegrar (parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Sejus, para financiamento de atividades econômicas para ex-internos do sistema prisional estadual), o CDH/Manaus (crédito especial para feirantes do conjunto habitacional Cidadão I, parceria com o Conselho de Desenvolvimento Humano, CDH) e para pequenos empreendedores atingidos pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, Prosamim, desenvolvido juntamente com a Unidade de Gerenciamento do Prosamim, UGPI.

Interior
No interior do estado, a Agência atua por meio das Ações Itinerantes de Crédito, AICs, sobretudo para o setor primário. As AICs são realizadas em duas etapas: cadastramento e liberação dos recursos, processos que duram em média 30 dias.

Um cronograma foi estabelecido em cada região do Estado, compreendendo sedes municipais e comunidades. A Empresa conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, Idam, por meio de seus escritórios em cada cidade. Para o interior também são desenvolvidos programas especiais, como o Amazonas Indígena, que atende etnias indígenas de todas as regiões do Amazonas e o Pró-Irrigar, programa de incentivo às atividades de irrigação.

Informações adicionais
Para conseguir mais informações sobre as linhas de financiamentos operacionalizadas pela Afeam, ligue gratuitamente para 0800-286-3066, acesse o site https://www.afeam.am.gov.br, ou ainda, envie uma carta para Avenida Constantino Nery, 5733; bairro: Flores, Manaus (AM); CEP: 69058-795. A carta dever ser endereçada à Ouvidoria da Agência.