Afeam fica em 1º lugar no ranking de Atuação Socioambiental de Instituições Financeiras de desenvolvimento

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFeam), ficou em 1º lugar no ranking de atuação socioambiental de instituições financeiras de desenvolvimento, de acordo com estudo divulgado pela Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS), que analisa de forma qualitativa os Bancos de Desenvolvimento e Agências de Fomento que compõem o grupo de instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) do país.

O estudo considerou as 17 instituições do segmento S4 (Bancos e instituições não bancárias), que a SIS considera destaque as Políticas de Responsabilidade Socioambiental, governança, produtos financeiros com impacto ambiental ou social positivo e, ainda, a composição do portfólio em termos de setores econômicos e nível de risco socioambiental das empresas.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), foi a mais bem avaliada, conquistando o 1º lugar no ranking geral, ocupando a 1° posição em crédito e a 3° em investimentos, dentre as instituições avaliadas.

Para crédito, à Agência ficou em 1º lugar também no ranking geral das 22 IFDs avaliadas, que considera instituições dos segmentos S2 (Bancos de tamanho inferior a 10% do PIB e demais instituições com tamanho superior a 1% do PIB) e S3 (Bancos e instituições não bancárias), em termos de financiamento à economia real (ou seja, excluindo-se títulos da dívida pública).

De acordo com o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, as ações da Agência são pautadas nas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado do Amazonas , voltadas para o desenvolvimento e responsabilidade socioambiental para o setor financeiro. “Iniciativas relacionadas com o conceito de finanças sustentáveis têm ocupado posição cada vez mais proeminente na agenda sustentável e ambiental do Governo do estado, que por meio da sua Agência de Fomento vêm adotando medidas para reduzir e mitigar os riscos socioambientais das operações de crédito realizadas”, afirma.

Ainda de acordo com o diretor-presidente, a avaliação positiva conquistada é resultado de um trabalho contínuo que está sempre em melhoria, por meio de diretrizes e indicadores internos em conformidade com os órgãos reguladores.

Crédito

Além dos impactos positivos sobre as políticas socioambientais praticadas pela Afeam, a instituição se destaca como a 1º da região norte em aplicação do microcrédito, totalizando mais de R$ 659 milhões desde o início da gestão do atual governo, atingindo a marca de 61.993 operações de crédito realizadas em todo o estado do Amazonas.

Este ano, a Afem disponibilizou a linha de crédito “+ Crédito Energia Sustentável”, que dá suporte financeiro a projetos e iniciativas que estimulem a produção e o uso de fontes de energia renováveis além de promover a eficiência energética com uma economia mais limpa e a redução do impacto ao meio ambiente.