AFEAM EXEMPLO DE EMPRESA MODERNA DO SÉCULO XXI

 

AFEAM EXEMPLO DE EMPRESA MODERNA DO SÉCULO XXI

 

Por Lidiane Castro

O estresse está entre os maiores fatores de adoecimento humano. Um colaborador acometido por este dano tende a diminuir sua produtividade dentro as empresas, bem como prejudicar a sua própria saúde com problemas físicos e emocionais. Com o objetivo de proporcionar aos funcionários satisfação e qualidade na execução de suas atividades, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas em 2006, através da Gerência de Tecnologia – GETEC, criou e implantou o Projeto AFEAM Qualidade de Vida. Estudos realizados pela GETEC mostraram que muitos colaboradores apresentavam um tipo de cansaço, tanto físico como mental. Notou-se também a falta de interação, conversa, relacionamento inter pessoal entre os funcionários.
No sentido de melhorar o relacionamento inter pessoal, a auto-estima, a saúde física e mental dos empregados/estagiários da AFEAM, em setembro do mesmo ano foi dado início aos seguintes programas: Caminhada, Ginástica Laboral, Massoterapia e Acompanhamento Psicoterápico por meio do programa Atendimento Psicológico in-Company. Todas as atividades eram realizadas com acompanhamento de profissionais/especialistas em cada área.

Em 5 anos de criação o Projeto AFEAM Qualidade de Vida trouxe inúmeras melhorias para os colaboradores e foi possível observar a ocorrência de aspectos positivos como, diminuição de faltas ao trabalho, melhor harmonia no relacionamento inter pessoal, resgate de auto-estima e confiança, maior entusiasmo por parte dos funcionários e, sobretudo execução no exercício de trabalho e maior valorização da empresa.
Hoje o projeto mantém dois programas, Caminhada e Musculação, com muitos adeptos aos exercícios. Adriana Santos, atleta e colaboradora da Agência, campeã amazonense de vôlei de praia, trabalha há dois anos na AFEAM e fala sobre a importância do projeto, “eu faço 2 vezes por semana treinamento muscular e acabo ganhando muito com esse preparo, não só como atleta mas como funcionária. Essas atividades são muito boas para o corpo, trazem disposição principalmente para o trabalho”, afirmou.

        Tendo um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral), diagnosticado pelo alto nível de estresse, o colaborador Marcos Paulo Vale, aderiu ao programa e desde que iniciou as atividades não apresentou mais problemas de estresse e tão pouco precisou faltar nenhum dia por conta do seu estado de saúde. Atualmente, Marcos percebe que não só ele, mas todos os colaboradores que fazem parte do projeto se apresentam com mais disposição e melhor humor dentro da empresa. Ele fala da sua visão em relação à preocupação que a Agência de Fomento tem para a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, “são esses incentivos que colocam a AFEAM como uma organização de ponta, competitiva que valoriza o seu corpo funcional. É uma empresa moderna do século XXI”, salientou.

Faixa preta em Jiu-Jitsu, mestre Marcos voltou a participar dos campeonatos inter estaduais, depois de 10 anos sem competir, ganhou este ano o vice-campeonato na Copa Osvaldo Alves de Jiu-Jitsu, na categoria faixa-preta meio/pesado, tudo isso com o condicionamento físico que adquiriu participando do projeto AFEAM Qualidade de Vida.
     Não é necessário você chegar a um estado crítico de saúde ou até mesmo a uma certa idade para praticar exercícios físicos, afirma a psicóloga e colaboradora Janete Santos, “as pessoas estão bem mais dispostas, felizes. São mais acessíveis ao trabalho, a produzir e executar suas tarefas quando estão de bem consigo mesmas”.
Em junho deste ano, os colaboradores que fazem parte do projeto foram estimulados a participarem do X Terra, uma competição de Triatlo que, ocorre no mundo inteiro, e o resultado foi o melhor possível para a Agência.

O programa AFEAM Qualidade de Vida existe com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada à sua produtividade.