AFEAM disponibiliza 2 milhões de reais para a EXPOAGRO 2012

 

AFEAM disponibiliza 2 milhões de reais para a  EXPOAGRO 2012

 

No próximo dia 24, começa a 39ª edição da Expoagro, em Manaus. A feira ocorre até o dia 2 de dezembro.

Este ano a Agência de Fomento do Estado do Amazonas com o objetivo de incentivar os micro e pequenos produtores rurais disponibilizará através de uma ação especial uma linha de crédito dirigida para a mecanização agrícola com investimentos na ordem de 1 milhão de reais.

Segundo o Coordenador de crédito da Agência, Pedro Gomes, além da ação de crédito especial a AFEAM manterá a ação de crédito habitual, aprovada no orçamento 2012 da Agência que será direcionada a compra de animais e ao custeio de insumos agrícolas.  Para esta ação especifica a agência disponibilizará 1 milhão de reais que atenderá produtores da região metropolitana de Manaus.

De Acordo com Pedro Gomes as Ações diferenciam-se pelo limite de crédito oferecido. “Devemos ressaltar que na ação especial, direcionada a mecanização agrícola, o mini produtor também poderá participar através da formação de grupos solidários, ou seja, a união de produtores para uso compartilhado do equipamento com o objetivo de beneficiar a comunidade e aumentar a produção”, esclarece o coordenador da AFEAM.

A taxa de juros oferecida pela a Agência é de 6% ao ano, com bônus de adimplência de 25%. O limite de crédito oferecido aos mini produtores na ação especial e de até 15 mil reais e de até 150 mil para os pequenos. Já na ação de crédito simples o limite é de até 25 mil reais para ambos.  A coordenação informa ainda que os limites de crédito serão definidos de acordo com a capacidade de pagamento de cada proponente.

Para atender o público da feira em nove dias de evento a Agência contará com um escritório de atendimento que funcionará de 8h às 18h inclusive nos finais de semana.