Afeam aplica mais de R$ 40 mi através do FMPES

MANAUS – Por meio do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FMPES), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) aplicou mais de R$ 40 milhões, somando os programas que atendem tanto a capital quanto o interior do estado. O resultado da aplicação desses recursos foi a geração e/ou manutenção de cerca de 20 mil ocupações econômicas.

A Afeam, instituição financeira do Governo do Amazonas, fechou o ano de 2008 com resultados satisfatórios. Segundo a diretoria da Agência, a realização de mais de 24 mil operações de crédito, somente no interior, representa a garantia de que o produtor rural e o micro e pequeno empresário podem contar com esses recursos, com juro diferenciado e condições mais favoráveis que as encontradas em bancos comerciais.

“Com a taxa de juros abaixo da praticada no mercado, podemos dizer que o lucro que o Governo do Estado vislumbra com a Afeam é social. Temos a certeza da importância desses recursos aplicados todos os anos no interior, principalmente porque, muitas vezes, é a única chance que o homem do interior tem para melhorar suas condições de trabalho, garantindo continuidade de sua atividade econômica, explicou o diretor presidente da Afeam, Pedro Falabella (foto).

Os atendimentos realizados na sede da Afeam, em Manaus, representam mais de 16 mil operações, com destaque para o setor de comércio e serviços. “Em Manaus, normalmente a procura é maior por parte do micro e pequeno empreendedor, mas este ano em especial, por conta da crise econômica pela qual passamos, os bancos comerciais ficaram mais cautelosos quanto a disponibilizar recursos para todos os segmentos da economia. Por isso, tivemos uma procura significativa também por parte de algumas empresas de médio e grande porte”, enfatizou Falabella.

Ele lembra ainda, que somente na administração Eduardo Braga, a Afeam conseguiu atender a todos as 62 cidades do Amazonas. “Antes do nosso governo, somente 28 municípios do estado eram atendidos pela Afeam. Agora temos o orgulho de dizer que todos os municípios e algumas comunidades rurais, são atendidas em sua plenitude pela Agência”, afirmou Falabella, ao lembrar que, este ano quando a Afeam completará 10 anos, a tendência dos números é seguir de forma positiva.