Palestra para novos clientes esclarece sobre financiamentos

MANAUS – Com o objetivo de explicar com mais detalhes os direitos e deveres das pessoas que assinam contrato de financiamento junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas, Afeam, o funcionário Marcos Vinícius de Castro, da Gerência de Análise, Cadastro e Contratação (Gecat), ministra todas as segundas-feiras, desde fevereiro de 2007, palestra sobre as responsabilidades dos mutuários. Já a Ouvidoria, começou a participar das palestras por meio do colaborador Carlos Augusto Júnior, somente no mês de maio deste ano, tendo em vista que o setor foi implantado em novembro de 2007.

As palestras ocorrem no Auditório da empresa e possuem 100% de participação dos clientes. As explanações têm início às 9h, com duração de 90 minutos, e mostram, por meio de apresentações orais, qual deve ser a posição das pessoas que adquirem financiamentos na Instituição, com relação à perfeita aplicação do crédito e os risco de inadimplência.
De acordo com o gerente da Gecat, Rodrigo Cid Rondon, a gerência verificou que muitos clientes voltam à Afeam para perguntar sobre alguns aspectos do crédito que não estavam claros. E para facilitar o relacionamento entre a Agência e seu público, foi criada a Palestra para Novos Clientes. “O principal objetivo da palestra é elucidar quaisquer dúvidas sobre os procedimentos decorrentes da tomada de financiamentos na Afeam”, explicou Rondon.
Além da participação da Gecat, que apresenta os procedimentos quanto à aquisição e manutenção de financiamento, existe a intervenção da Ouvidoria, que explica qual o seu papel dentro da Empresa e como trabalha com os públicos da Afeam. “A missão da Ouvidoria é representar o cliente dentro da Afeam, defendendo seus direitos e mediando as posições contrárias entre a Empresa e o cliente”, disse o Ouvidor da Afeam, Antônio Carlos Teixeira da Cruz.

Durante a apresentação da Ouvidoria, são explicados os artigos mais importantes do Código de Defesa do Consumidor, CDC, em relação a financiamentos em instituições financeiras. Como, por exemplo, o prazo de resposta para as demandas contendo críticas, sugestões, reclamações ou denúncias, sejam atendidas num prazo máximo de 30 dias; além dos termos de garantia de produtos comprados com capital concedido pela Afeam ou outra fonte e todas as obrigações que cabem aos clientes.

Se você contratou um financiamento na Afeam, está pensando em iniciar o processo de abertura de crédito na Agência ou quer esclarecer alguma dúvida, entre em contato com a Gecat pelo telefone (92) 3655-3042. Havendo necessidade de apresentar alguma reclamação com relação ao crédito, denúncias ou sugestões, o contato deve ser realizado junto a Ouvidoria, através do site www.afeam.am.gov.br, do e-mail sac_ouvidoria@afeam.org.br, ou pelo telefone gratuito 0800-286-3066. A Agência de Fomento do Estado do Amazonas está localizada na Avenida Constantino Nery, 5733, no bairro Flores, em Manaus (AM), e funciona de segunda à sexta-feira, no horário de 9 às 15 horas.