70º Reunião Ordinária do FMPES
No dia 17 de agosto, aconteceu na Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM, a 70º reunião ordinária do FMPES – FUNDO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DO AMAZONAS com o objetivo de discutir ações que busquem o progresso para o homem do interior através de programas que tragam benefícios para todos municípios do Estado do Amazonas.
Conforme regimento do interno do FMPES, as reuniões Ordinárias, terão que ser realizadas trimestralmente, para discutir e aprovar assuntos relacionados a questões operacionais, de apoio técnico e creditício.
O principal objetivo desta reunião foi apresentar aos Comitentes do Fundo a realidade dos municípios que recebem os financiamentos através do FMPES e da população em geral, que reside no interior do Amazonas, e que por muitas vezes não tem apoio algum. Além da pauta regimental, foram tratados assuntos específicos, que possibilitem o acesso ao crédito de forma desburocratizada, para proporcionar o maior desenvolvimento da região.
Durante a reunião, foram aprovadas as demonstrações financeiras, relatório de administração e parecer dos auditores independentes referente ao primeiro semestre, bem como relatório de atividades prestando conta do desempenho operacional do Fundo de janeiro a junho de 2009.
Na oportunidade a Afeam aprovou o voto referente à assistência financeira ao setor pecuário através da criação do programa de custeio emergencial pecuário 2009, com disponibilidade de recurso de 10 milhões e ainda aprovação da celebração de Termo de Convênio entre o Governo do Estado através da Afeam com a 12ª Região Militar do Comando Militar da Amazônia – CMA, do Exército Brasileiro, visando a concessão de recursos, sob a forma de financiamento para custeio, a caboclos/indígenas que estão no entorno dos Pelotões Especiais de Fronteira de PARI-CACHOEIRA, CUCUÍ E MATURACÁ.
Segundo o Presidente da Afeam, Pedro Falabella a taxa de juros, a baixo do que é praticado no mercado, podemos dizer que o lucro que o Governo do Estado vislumbra com a Afeam, é o social.
“Temos a certeza da importância desses recursos aplicados todos os anos no interior, principalmente porque muitas vezes, é a única chance que o homem do interior tem, de conseguir melhorar suas condições de trabalho, garantindo a continuidade de sua atividade econômica”. Disse Falabella.